quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CRISTO TRANSGRESSIVO: REPENSANDO O PECADO E A GRAÇA PARA AS PESSOAS LGBT.


A crucificação de Cristo por Becki Jayne Harrelson


Repensando o pecado e a graça para as pessoas LGBT Hoje [1]
Modelo Quatro: O Cristo Transgressivo.

Por Patrick S. Cheng, Copyright © 2010.


            O quarto modelo cristológico de pecado e graça para as pessoas LGBT é o Cristo Transgressivo. O Cristo Transgressivo surge da realidade de que Jesus Cristo foi crucificado pelas autoridades religiosas e políticas de sua época por se recusar a estar em conformidade com os seus padrões de comportamento. De fato, Jesus é constantemente visto nos evangelhos transgredindo as fronteiras religiosas e legais comumente aceitas em seu tempo. Em um mundo obcecado por códigos de pureza, ele toca aqueles que são impuros, incluindo leprosos, mulheres com sangramento, e os de condutas diferentes. Ele come e bebe com párias como cobradores de impostos e pecadores.

            Jesus também desafia as autoridades religiosas em relação a seus ensinamentos (como a cura no sábado, e os motivos para o divórcio). Ele rejeita a sua família biológica, e é rejeitado por sua cidade natal Muitas de suas parábolas são sobre aqueles que estão à margem da sociedade, tais como os samaritanos. Como tal, o Cristo Transgressivo pode ser entendido como a solidariedade de Deus para com o sofrimento das pessoas LGBT e outros que se recusam a obedecer às regras dos principados e potestades deste mundo.

            Robert Shore-Goss, teólogo gay e ministro da Igreja da Comunidade Metropolitana, tem escrito sobre o Cristo Transgressivo em seus livros inovadores sobre cristologia LGBT, Jesus Atuou para cima e Queering Cristo: Jesus colocado em prática[2]. Em Jesus Atuou para Cima, que foi uma resposta teológica irritada ao silêncio e inação da sociedade civil e da Igreja no que diz respeito à crise do HIV/AIDS, ele argumentara que Jesus Cristo é um modelo para a "prática transgressora" em relação ao defender a justiça sexual.

            Especificamente, Shore-Goss compara as ações de Jesus em expulsar os comerciantes de animais e derrubar as mesas dos cambistas no Templo com a ACT UP/New York protesto na Catedral de St. Patrick, durante o auge da crise do HIV/AIDS em que um manifestante desintegrou a hóstia consagrada em vez de comê-la. Para ele, ambas as ações "violaram o espaço sagrado, transgredindo o ritual sagrado, e ofendendo as sensibilidades." No entanto, de acordo com ele, ambos os atos exibem uma "profunda reverência pelo sagrado baseado no fazer a justiça de Deus." [3]De fato, em Queering Cristo, ele argumenta que a ideia de transgressão pode ser vista como uma metáfora - se não a metáfora - para teologias diferentes hoje [4].

Pecado como Conformidade

          Se o Cristo Transgressivo é entendido como aquele que é torturado e executado por se atrever a quebrar as regras da sociedade, então o pecado - é aquilo que se opõe ao Cristo Transgressivo - pode ser entendido como a conformidade estúpida ou cegueira com as regras da maioria dominante. O pecado de conformidade é algo que ocorre em todos os grupos, incluindo a comunidade LGBT. Por exemplo, é fácil para os homens gays brancos de classe média, masculinos se envolverem na "cena gay", no qual padrões superficiais de beleza, tipos de corpo, e bens materiais se tornam a única medida de valor de uma pessoa.

          Há também o comportamento destrutivo de lésbicas "bem sucedidas" de olharem para as outras meio de lado - ou deixar de falar - no que diz respeito aos sofrimentos de outras pessoas que se encontram as margens (LGBT ou não), quer se trate de questões de racismo, injustiça social e econômica, ou hostilidade para com elementos marginalizados (tais como travestis, transexuais e bissexuais) dentro da própria comunidade LGBT. Na verdade, o pecado de conformidade pode facilmente levar a violência da multidão contra um bode expiatório inocente ou mesmo o genocídio de grupos inteiros. Infelizmente, só porque um grupo sofreu discriminação no passado não significa que seja imune ao pecado da conformidade, especialmente quando se tenta distanciar-se daqueles que são considerados muito diferentes, só para poder se "encaixar".

Graça como Desvio

            Em contrapartida, a graça no contexto da Cristo Transgressivo pode ser entendido como desvio, ou a vontade de transgredir os limites e normas sociais, legais e religiosas. Como no caso de sair, a capacidade de desafiar tais limites e normas não é algo que possa ser "vontade" ou "ganho", mas é sim um dom da graça de Deus. Embora haja sempre o risco muito real da crucificação por normas sociais desafiadoras, também há a promessa da ressurreição, do outro lado, em termos de ser fiel a sua própria orientação sexual e identidade de gênero dada por Deus.

            A graça do desvio pode ser vista em vários sub-comunidades dentro da comunidade LGBT que normalmente são marginalizadas, tais como a comunidade das travestis, a comunidade bissexual, a do couro, fetiche, e da comunidade das pintosas (gay) e machudas (lésbicas). Estas comunidades são presentes na comunidade LGBT em geral. Por exemplo, Kaui descreveu uma mulher transexual do Havaí, China, Filipinas e samoana, como a Mahu (isto é, pessoas trans na Hawaí) como um dom da graça para o mundo: "Somos na verdade, anjos. Fomos enviadas para a terra para absorver todos os pecados do homem. E fomos enviadas para terra para fazer as pessoas felizes, para dar-lhes os conselhos que precisam." [5].


[1] Copyright © 2010 by Patrick S. Cheng. Todos os direitos reservados. O Rev. Dr. Patrick S. Cheng é Professor Assistente de história e Teologia Sistemática no Episcopal Divinity School, em Cambridge, Massachusetts. Este ensaio é adaptado de seu artigo, "Repensando o pecado e a graça para as pessoas LGBT Hoje", na segunda edição do Sexuality and the Sacred: Fontes para Reflexão Teológica, editado por Marvin M. Ellison e Kelly Brown Douglas. Para mais informações sobre Patrick, consulte o seu website em http://www.patrickcheng.net.
[2] Ver Goss, Jesus Atuou para Cima; Robert E. Goss, Queering Cristo: Beyond Jesus Atuou Up (Cleveland, OH: Pilgrim Press, 2002).
[3] Goss, Jesus Atuou para Cima , 149-50.
[4] Ver Goss, Queering Cristo , 223-38.
[5] "Kaui," em Andrew Matzner, O Au Sem Keia: Voices From Mahu do Hawai'i e Comunidades Transexuais (Bloomington, IN: Xlibris Corporation, 2001), 112-13.

Clique aqui para ver toda a série em inglês agora.


Nota da editora do Jesus in Love blog Kittredge Cherry:
A imagem deste post, "A Crucificação de Cristo" por Becki Jayne Harrelson, mostra Jesus rotulado de "bicha" e executado por se atrever a quebrar as regras da sociedade. "Olhe para a palavra 'bicha' na cruz. Você poderia substituir pela palavra 'negro', 'nordestino' e 'aidético' - tudo isso significa a mesma coisa. Toda vez que alguém levanta a condenação, o ódio ou a violência contra o outro, Cristo é crucificado", explica Harrelson em meu livro "Arte que ousa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário