sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

DIA 8: JESUS DIANTE DOS SACERDOTES (SÉRIE GAY DA PAIXÃO DE CRISTO).

8. Jesus diante dos sacerdotes (de A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay) por Douglas Blanchard


"Um dos oficiais de pé diante de Jesus bate com a mão, dizendo: 'É assim que respondes ao sumo sacerdote?"- João 18:22 (RSV). Um guarda bate em Jesus na casa de culto, enquanto clérigos não fazem nada, indiferentes à violência em "Jesus diante dos sacerdotes" de "A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay," uma série de 24 pinturas de Douglas Blanchard. O golpe é tão difícil que Jesus se dobra. Óculos escuros do guarda não podem esconder sua cara de ódio. Um padre de óculos olha por cima de uma Bíblia aberta, mas seu rosto sem graça não registra nenhuma preocupação com Jesus. Outro clérigo ignora deliberadamente a violência, olhando suas unhas. Tapete vermelho na escadaria leva a um altar com velas. Assistindo atrás estão sacerdotes e mais homens vestidos de branco e, em ternos de negócios. Esta é uma das imagens mais chocantes da série a Paixão de Blanchard porque expõe a flagrante hipocrisia religiosa em um cenário contemporâneo comum. A Igreja e os seus ministros parecem familiar, isso talvez seja até reconfortante ou chato. É de se esperar a violência da polícia ou dos soldados nas ruas, mas não em um santuário da igreja com a aprovação dos padres. Na banalidade do mal, atos inomináveis ​​são cometidos não por monstros, mas por pessoas comuns que aceitam as premissas de uma instituição e cumprem suas ordens. "Jesus diante dos sacerdotes" é baseado na história bíblica do julgamento de Jesus diante de Caifás, o sumo sacerdote do tribunal judaico do Sinédrio. Após sua prisão Jesus foi julgado pela primeira vez por seu próprio povo. Ele havia ameaçado sua estrutura de poder, vivendo de uma forma que mostrava Deus não se limitando a caixas dogmáticas ou controladas por instituições religiosas. Os sacerdotes convocaram às pressas uma reunião de emergência no Sinédrio, na calada da noite. A acusação específica contra ele era uma blasfêmia. Testemunhas falsas foram trazidas para acusá-lo, mas seus depoimentos eram inconsistentes. Durante horas de interrogatório Jesus manteve principalmente o silêncio, dando apenas algumas respostas enigmáticas. Finalmente, declararam-no culpado. Então os sacerdotes cuspiram em seu rosto e julgaram-no antes, antecipando a condenação das autoridades romanas. O julgamento no Sinédrio nunca foi tema especialmente popular na história da arte, mas Blanchard encontra o drama inerente na cena e abordá-o a partir de um contemporâneo ponto de vista queer. Pessoas LGBT freqüentemente entram em conflito com as igrejas por causa de seu amor. Quando visto com olhos estranhos, esta pintura é uma lembrança dolorosa que faz sentir um tapa na cara, como dito que Deus condena a homossexualidade ou "odeia o pecado, mas ama o pecador." As pessoas LGBT têm sido atacadas com "passagens acusadoras" da Bíblia ou torturados com "orações para sair do caminho gay" através de terapias, também conhecidas como reparadoras ou conversão ex-gay. Enquanto artistas LGBT de hoje na maior parte ignoram o julgamento de Jesus, vários expuseram as leis antigas de pureza que ameaçam a pessoas diferentes. Por exemplo, a artista sueca Elisabeth Ohlson Wallin fotografou as pessoas LGBT locais em Jerusalém com as temidas escrituras projetadas em/ou perto de seus corpos em 2010 "Série Jerusalem". Versos cristãos ultra-conservadores da Bíblia a partir de Levítico servem para condenar a homossexualidade, por motivos religiosos, mas estas regras não se aplicam necessariamente a hoje. As passagens referem-se especificamente ao sexo com prostitutos do sexo masculino do templo nos cultos de fertilidade dos vizinhos cananeus. Eles só tinham a intenção de evitar a adoção dessas práticas idólatras de outras culturas pelos antigos judeus, e não como uma proibição geral sobre as relações de pessoas do mesmo sexo eternamente. De qualquer forma os cristãos não precisam tentar cumprir as leis de Levítico. O Novo Testamento rejeita firmemente a imposição do antigo código de pureza no novo código Gentil de cristãos convertidos porque Jesus substituiu as antigas leis com o novo mandamento do amor. Muitas das outras leis em Levítico foram abandonadas pelos cristãos há muito tempo. Além de suas regras sexuais, Levítico também proíbe tatuagens, comer camarão, ler horóscopos, e o uso de tecidos mistos. As religiões têm rotulado bichas como "pecadoras" e, em seguida, se recusam a aceitar a responsabilidade pela violência que incitam. A exemplo do que ocorreu na Uganda no século 21, onde uma lei impôs a pena de morte para a homossexualidade e, foi redigida sob a influência de conservadores cristãos da América. Há ensaios da Igreja para condenar a homossexualidade também na América. Padres, pastores e congregações estão ainda a serem consideradas culpados e repreendidos, depostos, expulsos, evitados, ou silenciados por tais "crimes" quando falam em favor dos direitos LGBT, realizando casamentos do mesmo sexo, ou a ordenação de clérigos LGBT. A arte cristã queer tem sido denunciada como blasfema, o mesmo crime pelo qual Jesus foi condenado. O padrão usado é repetido com outros grupos. A Bíblia ensina amor, mas foi e tem sido usada para justificar a escravidão, bater na esposa, genocídio entre outros horrores. "Jesus diante dos sacerdotes", resume toda a hipocrisia religiosa em uma única imagem. A religião, que supostamente era para promoção da paz, justiça e amor, em vez disso torna-se frequentemente o impulso para a guerra, discriminação e atos de ódio. Os cristãos dizem seguir Jesus, mas se ele aparecesse hoje com certeza seria rejeitado como herege e causador de problemas, assim como os sacerdotes fizeram há mais de 2.000 anos atrás.



"Um humano deve sofrer muito, e ser rejeitado pelos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e, no terceiro dia ser levantado." - Lucas 09:22 (Lecionário de Língua Inclusiva)

A polícia prendeu Jesus e levou-o direto para os sacerdotes - aqueles a quem Jesus tinha muitas vezes acusado ​​de hipocrisia. Estes sacerdotes aplicavam rigorosamente as regras menores, mas negligenciavam o propósito da lei de Deus: justiça, amor e fé. Eles eram como funcionários atuais da igreja que colocam ministros em julgamento por abençoar relações do mesmo sexo ou a ordenação de pessoas LGBT. Os sacerdotes interrogaram Jesus por horas, tentando fazer com que ele dissesse alguma coisa que pudesse ser usado contra ele. Quando perguntado sobre seus ensinamentos, Jesus respondeu: Por que me perguntam? Pergunte a quem me ouviu. Diante disso, um oficial o feri. É assim que você responder ao sumo sacerdote?! Os sacerdotes assistiam a violência com indiferença e sem graça. Houve alguns bons homens entre eles, mas que aceitaram seu papel como parte do sistema. Mantiveram-se em silêncio enquanto o mal triunfava. A violência em nome de Deus era rotina. O impensável tornou-se normal.

Jesus, eu sigo o seu exemplo, mesmo que isso vá contra o que as autoridades da Igreja preguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário