quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

DIA 7: JESUS É PRESO (SÉRIE GAY DA PAIXÃO DE CRISTO).

7. Jesus é preso (de A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay) por Douglas Blanchard

"Saístes como para um salteador, com espadas e varapaus para me capturar?" - Mateus 26:55 (RSV). Um jovem suspeito com seus amigos de luta quando os oficiais chegam para prendê-lo em "Jesus é preso." Uma mão sem corpo aponta um dedo acusador para Jesus como uma esquerda. Outra mão aponta uma arma para ele. Um amigo tenta defendê-lo com uma faca, mas Jesus pede que pare. Vigas, lanternas e holofotes perfuraram a noite urbana, formando um halo parcial por trás da cabeça de Jesus. De pé no fundo, envolto pela escuridão, há um homem careca de terno, provavelmente, um dos velhacos que espionavam Jesus no templo. Silhuetas escuras no horizonte mostram que muitos mais guardas estão a caminho. Jesus é pego fora de equilíbrio numa composição em forma de uma cruz X, somando-se a tensão dramática. A pintura captura o momento em que Jesus interrompe a violência, apresentando o encontro do ódio com o amor numa prisão injustificada. Blanchard retira a cena de sentimentalismo, apresentando-a com um realismo corajoso. A imagem fica vibrante - um filme noir em sua iluminação preto-e-branco austera e no sentido de que um homem inocente está sendo preso em uma teia mortal. A prisão de Jesus é uma cena crucial que termina o seu ministério público e começa a cadeia de eventos que o levam à sua execução. Os evangelhos descrevem a ação em rápida sucessão: O traidor Judas chega com um grande esquadrão de policiais, guardas e soldados. Eles estão armados até os dentes com muito mais espadas e paus do que o necessário. Judas beija Jesus, sinalizando para os soldados prendê-lo com um gesto particularmente íntimo de traição. Em um contra-ataque, o discípulo levanta a espada para cortar a orelha do servo do sumo sacerdote. Jesus ordena a seus companheiros que guardem suas espadas. Os soldados pegam Jesus e o prendem. Seus discípulos fogem. Um jovem segue vestindo apenas um pano de linho. Os soldados agarram-no, mas ele puxa foge nu. Eles levam Jesus ao sumo sacerdote. Uma surpresa nesta "visão gay" é que está faltando: o mais famoso beijo homossexual da história, o beijo da traição entre Judas e Jesus. Artistas retrataram a prisão de Jesus, pelo menos, uma vez famosa na versão de Giotto 1305 na Capela Arena em Pádua, e o beijo de Judas é quase sempre incluído. Beijar era uma forma comum de saudação nos tempos bíblicos, mas o beijo de Judas 'homem-a-homem como traição tem sido usado como veículo para incutir a homofobia pelos séculos, o que equivale a homossexualidade como a traição de Deus. Blanchard deve ter percebido que as pessoas têm visto isso com muita frequência... embora o beijo de Judas continue ser um tema popular entre artistas e espectadores LGBT. Blanchard também ignora outro elemento da prisão que fascina muitos estudiosos queer da Bíblia: o jovem nu que foge em Marcos 14:51. Vários livros foram escritos debatendo a autenticidade e o significado do Evangelho Secreto de Marcos, que conta como o jovem "aprendeu os mistérios de Deus", de passar uma noite nu com Jesus.


"Põe a tua espada no seu lugar; pois todos os que tomarem a espada perecerão pela espada ". - Mateus 26:52 (RSV)

Jesus não tentou fugir quando a polícia chegou até ele na calada da noite. Ele e seus amigos foram perseguidos por policiais e pelo governo. Autoridades tendem a escolher os mais pobres, mais estranhos, e os mais marginalizados em qualquer sociedade. Desta vez, saíram em vigor, como um pequeno exército com luzes brilhantes e muito mais armas do que o necessário. Alguns deles eram guardas de segurança no templo, Jesus perguntou: Por que vocês não me prenderam lá, quando estava com vocês ensinando a céu aberto? Eles o agarraram. Ele não resistiu à prisão. Seus amigos tentaram lutar, mas ele os parou, dizendo que aqueles que vivem pela espada morrerão pela espada. Eles fugiram e abandonaram, deixando-o sozinho com a polícia.

Jesus, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?

Faz parte de uma série baseada na "A Paixão de Cristo: Uma visão Gay", um conjunto de 24 pinturas de Douglas Blanchard, com texto de Kittredge Cherry. Para ver toda a série em inglês, clique aqui. A versão do livro de "A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay" foi publicado em 2014 pela Imprensa Apocryphile Clique aqui para obter atualizações sobre o livro Paixão gay. Semana Santa oferta: Apoie agora a espiritualidade LGBT e a arte no Jesus in Love Blog.


Reproduções das pinturas da paixão estão disponíveis como cartões e impressões em uma variedade de tamanhos e formatos online no Fine Art America.

Citação das Escrituras são a partir da linguagem inclusiva do Lecionário (Ano A), copyright © 1986 Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos Estados Unidos da América. 
citação das Escrituras são a partir da linguagem inclusiva do Lecionário (Ano C), copyright © 1985-1988 Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário