terça-feira, 16 de dezembro de 2014

DIA 6: JESUS ORA SOZINHO (SÉRIE GAY DA PAIXÃO DE CRISTO).

6. Jesus ora Sozinho (de A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay) por Douglas Blanchard


"Ele caiu no chão e orou para que, se fosse possível, a hora passasse dele." Marcos 14:34. Um homem de unhas sobre o chão com uma agonia espiritual angustiante em Seu rosto é "Jesus ora Sozinho". Perdido na escuridão - poderia ser qualquer um - mas sua mão torturada é apontada para frente ao centro em um relevo gritante. Jesus se ajoelha, completamente sozinho, em um telhado com latas de lixo e paredes de tijolo. Este é o Getsêmani moderno - e não um jardim, mas uma selva urbana, onde um homem solitário luta com um dilema impossível: trair suas próprias crenças ou morrer. As luzes da cidade brilham contra o céu noturno. A simplicidade da imagem faz um impacto imediato. Essa é a única pintura da série Paixão de Blanchard em que Jesus está sozinho. Mesmo na morte ele é mostrado com outros cadáveres, mas aqui todo mundo já o abandonou, e Deus não é visível. A solidão é absoluta. A pintura atordoa muitos espectadores mais do que as cenas explicitamente violentas a frente. O artista capta o sofrimento emocional de Cristo e o coloca perto e pessoal, deixando o espectador a sós com Jesus. Com esta pintura Blanchard empresta a iluminação do alto contraste, ajuste urbano desagradável, e estado de espírito fatalista como de um filme noir, fazendo uma declaração quase cinematográfica. Na Bíblia, Jesus e seus amigos foram para os jardins isolados do Getsêmani após a Última Ceia. Ele confidenciou que se sentia "profundamente triste até sua morte" e pediu aos seus amigos para orar com ele, mas todos adormeceram. Jesus sabia que o seu ministério o trouxera ao conflito com as autoridades que iriam prendê-lo e matá-lo. Ele estava tão angustiado que chegou a suar sangue. E ainda assim optou por não escapar da angustiante jornada a frente. O profeta condenado não negaria sua crença para fugir ou para se esconder. Abandonado por seus amigos sonolentos, foi deixado sozinho para orar a Deus mais e mais: "Se possível, remova de mim este cálice:. Ainda, não seja feito o que quero, mas o que Tu queres" O episódio estabelece que Jesus não é fantoche de Deus ou uma vítima das circunstâncias, mas um agente livre para tomar suas próprias decisões morais. "Jesus ora Sozinho" marca um ponto de virada na própria relação de Blanchard com sua série da Paixão, que começou a pintar no verão de 2001. Ele tinha acabado de pintar quatro painéis quando em 11 de setembro aviões sequestrados se chocaram contra o World Trade Center perto de seu estúdio no Lower East Side de Nova York. Ele observou os ataques terroristas em choque a partir do telhado de seu prédio no East Village. Horrorizado com a motivação religiosa dos ataques de 11/9, Blanchard tornou-se um alienado da religião. O artista reconhece que começou a usar a série da Paixão para resolver seus conflitos espirituais. Jesus, com a sua própria agonia na cobertura, assume as tristezas que se estendem até o século 21. Artistas ignoraram em sua maior parte a cena de conflito interior de Jesus até a ascensão do individualismo da Renascença. Em seguida, o assunto, muitas vezes foi chamado de "A Agonia no Jardim", e tornou-se cada vez mais popular. Uma versão moderna notável foi pintada pelo francês pós-impressionista Gauguin, cujo comovente auto-retrato em "Cristo no Jardim das Oliveiras" expressa sua própria dor sobre os ideais esmagados. Esta cena pode simbolizar qualquer angústia espiritual, incluindo as lutas das pessoas LGBT em conciliar sua sexualidade com sua espiritualidade, viver o ser humano como um todo, mesmo quando rotulado pela igreja e pela sociedade como pecador ou doente. Em um mundo que muitas vezes nega o valor de vidas diferentes, muitas pessoas LGBT sentem-se completamente sozinhas, presas entre o negar ou enfrentar a "morte social" da perseguição e exclusão. Agachado em um beco, o Jesus de hoje poderia estar orando por um mundo em que todos os filhos de Deus sejam honrados.

"E, posto em agonia, orava mais intensamente; E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. " - Lucas 22:44 (RSV).

Depois da ceia, Jesus e seus amigos foram para um lugar isolado. Jesus queria orar sozinho. Ele pediu a seus amigos que esperassem nas proximidades enquanto orava. Sabia que suas ações - até mesmo sua própria existência - o colocaram em conflito inevitável com as autoridades que queriam vê-lo morto. Sua maneira inclusiva de amar loucamente desafiou as estruturas de poder e status quo. Mas ele não podia negar que Deus o criou para ser. Ele não iria deixar de amar. Não podia. Tinha que ser fiel a si mesmo. Autoridades iriam condená-lo como pecador, pois o seu amor quebrava todas as regras. Eles denunciam o seu amor como pecado. Eles podiam até matá-lo. Jesus estava com tanta agonia que suou sangue quando orou: Deus, se é possível, toma este cálice por mim. Eu não quero beber. No entanto, não seja feita a minha vontade, mas a tua.

Guia-me, Deus! Eu coloquei minha vida em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário