terça-feira, 19 de novembro de 2013

Relações do "Mesmo Sexo" na Bíblia


A Escrituras oferecem modelos bíblicos para as lésbicas e os gays, ao narrar duas histórias de casais do mesmo sexo que, em mútuo compromisso de amor, enfrentam e superam duras circunstâncias.
Rute e NoemíO livro de Rute é uma história de amor, mas não entre Rute e Boaz. E sim entre Noemi, que é a protagonista e Rute, a heroína redentora. A relação entre Rute e Boaz, longe de ser amorosa, é mais um assunto de preservação da descendência e da terra da família.
Mas o relato contém a mais comovedora promessa de fidelidade pessoal de toda a Bíblia: "Rute lhe respondeu: Não me peças que te deixes e que me separe de ti! Irei aonde tu fores, e viverei aonde tu viveres. Teu povo será o meu povo, e teu Deus será o meu Deus" (Rt 1:16).
Ainda que esta promessa seja utilizada nas cerimônias matrimoniais entre um homem e uma mulher, é uma promessa entre duas mulheres! Rute fez esta declaração para Noemi, sua sogra, quando seu esposo perdeu a vida no campo de batalha. Rute se casa logo com Boaz, um parente próximo dela, e resgata o lugar de Noemi dentro de sua própria família, e inclusive tendo um filho para Noemi. Mantinham, Noemi e Rute, uma relação lésbica? Não poderemos saber nunca, mas é claro sim que as duas mulheres mantinham uma relação apaixonada e de entrega, elogiada pelas Sagradas Escrituras, que durou toda a vida.
Unidos em um pacto de amor...
Davi e Jonatas
Outro relato bíblico, o de Davi e Jonatas, ocorre na época em que a relação varonil entre guerreiro e amante era comum e, além disso, considerada nobre.
O triângulo trágico de paixão, ciúmes e intrigas políticas entre Saul, Jonatas e Davi, é uma franca expressão de amor entre pessoas do mesmo sexo: "Angustiado estou por ti, Jonatas, irmão meu! Com quanta doçura me trataste! Para mim teu carinho superou o amor das mulheres"
(2 Sm 1:26).
O autor bíblico, indubitavelmente, está consciente da varonil beleza clássica de Davi (1Sm 16:12) neste relato de amorosa lealdade (1Sm 18:1-5), com encontros furtivos (1Sm 20:1-23, 35-42), depressão e lágrimas (1Sm 20:41), perda de apetite (1Sm 28:32-34) e o pacto de guerreiro e amante que Davi mantém até a morte de Jonatas (1Sm 20:12-17, 42).
Ninguém pede ler esta historia sem deduzir que Jonatas era o amor da vida de Davi. Os muitos séculos de interpretações homofóbicas da Bíblia os mantiveram ocultos no armário por tempo demais! (2).
Homossexualidade e a Bíblia: Algumas Perguntas Relevantes
Isto é tudo? Algumas profecias sobre a esterilidade e os eunucos e dois relatos de casais do mesmo sexo? Há outros relatos que os biblistas deveriam analisar.
Eram gays os eunucos da história de José (Gn 39-45) e do livro de Ester, quem, residindo nas cortes reais, resgataram aos líderes de Deus?
Na parábola da mulher que tinha dez moedas e perdeu uma (Lc 15), são as lésbicas e os gays uma moeda alegremente redescoberta em nossos dias? Atualmente, admitindo que as lésbicas e os gays são o dez por cento da população, são o dizimo da humanidade? São a levedura do pão das culturas?
Um centurião implora a Jesus que cure um servo a quem queria muito (Lc 7). A palavra grega em Mateus 8 é pais, que significa "rapaz escravo" e nesses tempos se referia usualmente a uma relação homossexual. Porque Jesus elogia a fé do centurião, mas não condena seu estilo de vida?
Paulo, o Apóstolo, não simpatizava nem um pouco com os heterossexuais que não controlavam seus impulsos sexuais. Mas sua tormentosa vida passional se centrava ao redor de homens, como Timoteo, Barnabé e Silas. Eram, seus discursos contra colegas e igrejas, e seu incansável zelo missionário, uma forma de suprimir sua própria homossexualidade?
A passagem referente ao governante jovem e rico (Mc 10:21), diz: "Jesus, fixando nele seu olhar, lhe amou". Qual é a relação entre a espiritualidade encarnada e este "amor" por um desconhecido necessitado? Que estudos tem sido feito sobre as oito vezes em que Jesus expressa "amor" à alguém? Como está relacionado esse "amor" especial de Jesus com sua sexualidade?
E que há de Lídia (At 16), a independente e Gentílica mulher de negócios, vendedora de finos tecidos e roupas, e primeira Cristã Européia? Ainda que o texto bíblico se refira a que Lídia dirige um grupo de mulheres para as quais Paulo prega, não menciona nem um esposo nem filhos. Era Lídia lésbica?
Freqüentemente, a cor púrpura é usada em relação com a realeza, o sofrimento e a paixão, ou a transformação e a magia. A púrpura é a cor que Jesus leva para a cruz. A cor púrpura tem, além disso, conotações lésbicas e gays na Bíblia e na tradição litúrgica Cristã? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário