terça-feira, 19 de novembro de 2013

DAVI E JONATAS


Estes textos descrevem o relacionamento entre Davi e Jonatas. Podem ou não ser interpretados com um cunho homossexual, mas não é difícil entendê-los como amizade "além" daquela que envolve dois homens.
(I Sm. 18:1-4) "E SUCEDEU que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jonatas se ligou com a de Davi; e Jonatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jonatas e Davi fizeram aliança: porque Jonatas o amava como a sua própria alma. E Jonatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também sua vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu sinto."
(I Sm. 20:3) "Então Davi tornou a jurar, e disse: Teu pai sabe muito bem que achei graça em teus olhos; por isso disse: Não saiba isto Jonatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o SENHOR, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte. E disse Jonatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei."
(I Sm. 20:41) "E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinando-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais."
(II Sm. 1:25-26) "Como caíram os poderosos, no meio da peleja! Jônatas nos teus altos foi morto. Angustiado estou por ti, meu irmão Jonatas: quão amabilíssimo me eras! Mas maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres."

Fonte: www.icmsp.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário